segunda-feira, abril 05, 2021

Humm... Feliz Páscoa?

 Às vezes, sintia vontade de rezar ou de ter alguma conexão espiritual. Mas eu não lembrava como fazer. Então, comecei a criar meu próprio ritual e meu próprio Deus.

Ele sou eu com uma mistura de algumas correntes filosóficas e religiões ou cultos. Simbolicamente, lembraria a igreja ortodoxa. Mas, não é tão simples assim. Consegui unir religiões judaico-cristãs com paganismo africano e proto-eslavo, estilo de vida boêmio e cotidiano suburbano de classe semi-média.

De vez em quando, quando o patuá não funciona, algumas doses de vodka, rivotril ou um baseado resolvem. Domingo de Páscoa: nem lembrava o que era isso, o significado da data. Depois, lembrei dos ovos coloridos do leste europeu. Depois, lembrei de fertilidade, e de ter usado camisinha da última vez.

Mas, antes de lembrar tudo isso, eu estava caminhando na rua, indo almoçar, para depois ir ao trabalho. Repentinamente, como se eu estivesse fazendo tudo isso de forma robótica, veio a reviravolta mental e passei a apreciar tudo ao redor. O ar veio mais limpo, enxerguei a harmonia. Fiquei felizão.

Essa minha religião é uma mistura de ressaca com sei lá o quê. É confortante. Mas ela é só de uma pessoa, no caso eu. Fica na sua ou monte a sua. Ou tudo seria o Deus da Páscoa agindo de todas as formas?

Ah, feliz páscoa atrasado. Independentemente do que isso significar para você.

Nenhum comentário: